2ª Bienal do Livro de São José promete movimentar a economia local e encantar amantes da leitura

A contagem regressiva já começou para a 2ª Bienal do Livro de São José, que será realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Beira-Mar de São José (Av. Acioni Souza Filho). O evento promete repetir o sucesso da edição anterior, atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia local com uma programação rica, diversa e gratuita.
Mais do que uma celebração literária, a Bienal também representa um importante estímulo econômico, envolvendo uma ampla rede de profissionais, empresas e prestadores de serviços. Além da feira de livros, o público encontrará espaços gastronômicos, feira de artesanato, lançamentos de autores independentes, palestras, mesas de debate, oficinas, apresentações teatrais, contações de histórias, música, poesia e atrações folclóricas, como o tradicional Grupo Boi de Mamão.
Durante a Bienal, o público também poderá conferir lançamentos de autores locais, feira de editoras e livrarias, bate-papos com escritores, apresentações culturais e sessões de autógrafos. O evento promete transformar São José em um grande palco de celebração da leitura, da cultura e da infância.
No domingo da Bienal, o público contará com uma atração especial: a Feira da Freguesia – Edição Especial do Dia das Crianças, que vai oferecer atividades recreativas, apresentações artísticas, contação de histórias, pintura facial, brinquedos infláveis, oficinas e distribuição de livros infantis, tudo em meio ao clima literário da Bienal.
“A programação da Feira da Freguesia Especial do Dia das Crianças está bastante rica e com muitas atrações culturais, assim como a Bienal do Livro. Por isso, decidimos unir as duas programações, criando uma experiência ainda mais rica e divertida para o público, com arte, literatura, brincadeiras e música”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de São José, Toninho da Silveira.
O secretário também reforça a importância do evento para o fortalecimento da identidade cultural josefense:
“Nosso compromisso é transformar São José em referência cultural, e a Bienal do Livro é uma das maiores expressões desse objetivo, porque incentiva a educação, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, o evento movimenta a economia local, atrai visitantes e valoriza nossos talentos e empreendedores.”
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, a Bienal 2025 também se consolida como um evento com impacto econômico expressivo, fazendo parte do calendário nacional do mercado editorial. Editoras, livreiros, distribuidores e escritores independentes de todo o país estarão reunidos para compartilhar conhecimento e promover negócios.
“Estamos preparando uma Bienal ainda mais organizada, acolhedora e completa, com foco na diversidade literária e na valorização dos autores locais. Cada detalhe está sendo pensado para oferecer uma experiência única a quem vier prestigiar o evento”, afirmou o diretor de Cultura, Cleyton Medeiros.
Na última edição, realizada em 2022, o evento reuniu cerca de 50 mil visitantes em cinco dias de programação. Para 2025, a expectativa é superar esse número, consolidando São José como um dos principais polos culturais de Santa Catarina.
SERVIÇO:
Evento: 2ª Feira do Livro de São José – Bienal do Livro 2025;
Data: 23 a 26 de outubro de 2025;
Local: Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati);
Avenida Acioni Souza Filho – Beira-Mar de São José;
Entrada: Gratuita.
The post 2ª Bienal do Livro de São José promete movimentar a economia local e encantar amantes da leitura appeared first on Prefeitura Municipal De São José.
Fonte Sites das Prefeituras do Estado de Santa Catarina