Com Ação Cívico-Social, Lagoa Grande será a capital nacional do Exército Brasileiro durante a Operação Guararapes 2025

Lagoa Grande, a Capital Pernambucana da Uva e do Vinho, vai se transformar na capital nacional do Exército. No período de 1 a 10 de novembro, o município vai receber quase 2.500 homens para a Operação Guararapes 2025. Além das atividades militares, a programação terá uma Ação Cívico-Social e Cidadania (ACISO) aberta ao público nos dias 8 e 9 de novembro.
A operação é organizada pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), por intermédio da 7ª Divisão de Exército (7° DE). Além dos homens, a ação terá viaturas blindadas, armamentos pesados e tanques de guerra para um importante exercício militar destinado ao adestramento avançado da tropa em ambiente operacional de caatinga.
A Operação Guararapes é um importante exercício militar destinado ao adestramento avançado da tropa em ambiente operacional de caatinga. Segundo o CNME, a atividade tem como objetivo fortalecer a prontidão e a interoperabilidade da Força Terrestre no cumprimento de suas missões constitucionais.
Em uma reunião com a presença dos secretários Jorge Garziera (Governo) e Sérgio Martins (Gabinete), do General Roberto Furtado e do Coronel Rodrigo Paiva, foi destacada a importância da parceria estreita entre a prefeitura de Lagoa Grande e o Exército Brasileiro.
O General Roberto Furtado disse que a prefeitura de Lagoa Grande tem sido uma grande parceira e não está medindo esforços para contribuir com a operação. “A prefeita com todo seu secretariado tem se colocado à disposição e atuado de forma proativa para que a gente possa coordenar essas atividades e tenhamos a maior efetividade possível. Estamos atuando com braço forte na parte operativa e mão amiga vem contribuir com os serviços na Ação Cívico-Social”, destacou.
A programação começa no sábado, 1/11, e toda a população lagoa-grandense está convidada para participar do Apronto Operacional na área externa do Parque da Uva e do Vinho, a partir das 15h. Nos dias de 1 a 7 acontecem execução dos exercícios táticos.
Entre as atividades abertas ao público, envolvendo as ações de saúde e cidadania, disponíveis na Ação Cívico-Social nos dias 8 e 9, estão: clínico geral, ortopedia, pediatria, ginecologista, dentista, oftalmologista, dermatologista, consultas com veterinários, vacinas de cães e gatos, carteira de identidade, certidão de nascimento e casamento, orientação jurídica, Defensoria Pública, Procon, entre outros.

 
  
Texto: Everaldo de Souza Ramos
Fotos: Everaldo de Souza Ramos (gabinete) Isael Cordeiro (aérea)
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande
Fonte Sites das Prefeituras do Estado de Pernambuco
 
				


