Com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, CMDDPI realiza workshop sobre o mês do idoso – Prefeitura Municipal de Campo Verde – MT

 Com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDP) de Campo Verde, está realizando na tarde desta quarta-feira (22), o 4° Workshop em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. O evento está sendo realizado no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner.
Com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDP) de Campo Verde, está realizando na tarde desta quarta-feira (22), o 4° Workshop em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. O evento está sendo realizado no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner.
Este ano, o tema escolhido é “Vida com respeito: fluxo de atendimento ao idoso em situação de vulnerabilidade, riscos e violações de direitos”. A palestra sobre os temas está sendo ministrada pelo juiz auxiliar da vice-presidência e coordenador do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Gerardo Humberto Alves da Silva Junior, que é mestre e doutorando em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O magistrado classificou a realização do workshop como fundamental para resgatar e valorizar a importância do idoso e também para a chamar a atenção para a negligência com que muitas pessoas da terceira idade são tratadas. “Falar especialmente para os idosos é um resgate dessa dignidade. E quando o Poder Público faz isso, joga luz em cima de um tema muito sensível”, destacou.
Ele também enfatizou que os idosos são uma espécie de guardiões da memória e como tais devem ser tratados com atenção e cuidado. “É um processo de história que não pode ser esquecido, pelo contrário, tem de ser lembrado e preservado”, frisou o magistrado.
Durante a realização do workshop foi lançado oficialmente um protocolo com o objetivo de tornar mais rápido e eficiente o atendimento aos idosos que sofrem violação dos seus direitos ou são vítimas de violência física, psicológica ou de abandono. “Isso ainda é mais relevante porque nós jogamos luzes em um tema que é tão relevante, tão sensível e mostra a preocupação de como tratar situações que envolvam o desrespeito aos direitos dos idosos”, destacou o magistrado.
Presidente do CMDDPI, Érica Fenstenseifer também destacou a importância do Workshop, que, ressaltou ela, a cada ano elege um tema diferente para ser debatido. Ela também destacou que, apesar de todas as campanhas de conscientização, os casos de violação dos direitos da pessoa idosa ainda continuam acontecendo. “No nosso conselho nós recebemos bastante ofícios sobre maus-tratos, sobre pouco cuidado. Então a gente faz todos os anos esse Workshop para atualizar nossos idosos sobre os seus direitos”, disse.
Ao falar aos presentes, a secretária municipal de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, chamou a atenção sobre a negligência e o abandono dos quais são vítimas os idosos e salientou que é preciso resgatar o amor, a solidariedade e a atenção entre os filhos e os pais.
Ela também defendeu a participação dos familiares em eventos como o de hoje. “Porque o que nós temos vivenciado é uma negligência muito grande dos filhos com os pais, com os idosos. Muitos não têm sequer visitado os seus pais, quanto mais cuidado”, observou ela.
E essa realidade, enfatizou a secretária e primeira-dama, precisa ser mudada. “Essa responsabilidade do cuidado com os pais, com a pessoa idosa, vem em primeiro lugar com a família, com os filhos. E isso nós não temos visto”, enfatizou. “Isso é sinal de que o amor está esfriando”, frisou.
A secretária e primeira-dama defendeu uma aproximação maior entre familiares, especialmente os filhos, e os idosos, o que, segundo ela não tem acontecido. “Eu tenho sentido esse abandono dos filhos com os pais. Eu sei que envolve ‘n’ situações, mas é preciso caminharmos mais próximos e olharmos para os nossos pais com mais responsabilidades e zelo, com mais amor. E que nós, enquanto Poder Público, possamos estar juntos de vocês, idosos, acolhendo tratando, acompanhando e sabendo daquilo que tem ocorrido e que está ocorrendo. Que vocês possam ter essa abertura dentro da Assistência Social, dentro dos trabalhos que são desenvolvidos com vocês, para que vocês possam comentar, para que vocês possam pedir ajuda. Para que nós possamos atuar e minimizar essa sensação”, disse ela.
Em Campo Verde, os idosos contam com uma rede de apoio formada pela secretaria municipal de Assistência Social e Habitação e pela secretaria de Saúde. Também fazem parte da Rede a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os casos de violência contra os idosos podem ser denunciados pelo disque 100.
Fonte Sites das Prefeituras do Estado do Mato Grosso
 
				



