Central das Notícias das PrefeiturasCentralizador de Notícias das PrefeiturasInformativos das PrefeiturasInfraestrutura e PlanejamentoIPLANMeio AmbienteMelhores Prefeituras do BrasilNotíciaNotícia em DestaqueNotíciasNotícias da SemanaNotícias das PrefeiturasNotícias das Prefeituras do BrasilNotícias em DestaqueNotícias Importantes da Semanaponta grossaPrefeituraPrefeituras da Região Sul do BrasilPrefeituras do BrasilPrefeituras do Estado do ParanáPrincipais Notícias das PrefeiturasPrincipais Prefeituras do BrasilÚltimas Notícias

Prefeitura prepara grandes mudanças urbanas com novos parques, lagos e soluções de drenagem – Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

hoje em 29 de outubro de 2025 às 10:00, possui 19 visualizações até o momento

Após uma intensa fase de diagnósticos e vistorias técnicas aos arroios e áreas de risco, a Prefeitura de Ponta Grossa deu mais um passo significativo no planejamento de intervenções para a gestão de águas urbanas, prevenção de alagamentos e criação de espaços de lazer integrados ao meio ambiente. Nesta terça-feira (28), técnicos da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) apresentaram novos anteprojetos que preveem um conjunto de ações integradas de micro e macrodrenagem, criação de lagos e parques urbanos.

“Estamos olhando para os próximos 25 anos, planejando a cidade de verdade. Criaremos um legado de preservação ambiental e de prevenção contra os efeitos das mudanças climáticas”, define a prefeita Elizabeth Schmidt.

As intervenções são propostas no conceito de uma “Acupuntura Urbana para a Ponta Grossa do Futuro”. O estudo é desenvolvido pela Unilivre no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Pesquisas e Estudos Técnico-Científicos para a recuperação socioambiental e reurbanização de fundos de vale no perímetro urbano.

O objetivo do estudo é traçar ações estratégicas para transformar a cidade. O conceito de “acupuntura urbana”, cunhado pelo arquiteto e ex-governador Jaime Lerner, parte do princípio de que intervenções pontuais e de baixo custo, como a revitalização de um arroio ou a criação de um pequeno parque, podem gerar grandes transformações positivas em todo o ecossistema da cidade, como uma reação em cadeia. O estudo contempla as bacias hidrográficas dos arroios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda, propondo soluções sustentáveis que se harmonizam com o relevo natural de Ponta Grossa.

“O terreno de Ponta Grossa tem sua característica própria, e o projeto é sob medida para o relevo da cidade, que tem muitas dobras e muita água. A proposta valoriza o que já existe e busca uma visão mais próxima do natural, criando uma paisagem de ‘ganha-ganha’ para todos”, explica o arquiteto Fernando Canalli. A ideia é promover investimentos qualificados que resultem em valorização socioeconômica e mais qualidade de vida para a população.

Soluções e planejamento

A etapa atual da parceria representa a finalização dos estudos conceituais das bacias dos Rios Ronda, Olarias e Pilão de Pedra, que atravessam a cidade. “Os projetos para o Ronda nós já havíamos apresentado. Hoje nós trouxemos o resultado dos anteprojetos de engenharia junto com os anteprojetos da macrodrenagem para que possam ir para licitação”, comenta Cristhyano Cavali da Luz, diretor de engenharia e arquitetura da Unilivre. “É um legado de novos parques, novas praças, mas também um legado para a população e para as famílias, que terão uma condição de vida muito melhor”, define o profissional.

As soluções apresentadas incluem um pacote completo de intervenções, envolvendo a micro e macrodrenagem para a gestão de águas pluviais, criação de parques urbanos e lagos, estudos hidrológicos detalhados e ações sociais, incluindo o cadastramento de famílias em áreas de alagamento.

Com os anteprojetos em mãos, a administração municipal agora avança para a fase de planejamento das licitações que viabilizarão a execução dessas intervenções, buscando soluções definitivas para a drenagem urbana e a criação de espaços de convivência para os ponta-grossenses.




Fonte Sites das Prefeituras do Estado do Paraná

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo