Central das Notícias das PrefeiturasCentralizador de Notícias das PrefeiturasGeralInformativos das PrefeiturasMelhores Prefeituras do BrasilNotíciaNotícia em DestaqueNotíciasNotícias da SemanaNotícias das PrefeiturasNotícias das Prefeituras do BrasilNotícias em DestaqueNotícias Importantes da SemanaPrefeituras da Região Sul do BrasilPrefeituras do BrasilPrefeituras do Estado do Rio Grande do SulPrincipais Notícias das PrefeiturasPrincipais Prefeituras do BrasilÚltimas Notícias

Prefeitura resgata dois cachorros vítimas de maus-tratos no bairro Aparecida

A Prefeitura de Alvorada segue firme no combate aos maus-tratos contra os animais. Nesta segunda-feira (13), dois cachorros foram resgatados no bairro Aparecida em uma ação conjunta do Departamento do Bem-Estar Animal (DBEA) – vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) –, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil (PC).

A fiscal e a veterinária da SMMAM foram até o endereço depois de receber uma denúncia pelo WhatsApp do DBEA. No local, encontraram um cachorro e uma cadela, ambos sem raça definida, abandonados e em condições de extrema negligência.

“De longe já era possível perceber os sinais de violência. O macho, de porte grande e pelo branco e preto, estava com os ossos visíveis, sem água nem alimento, preso por uma corrente e exposto diretamente ao sol”, descreveu Jéssica Menezes, fiscal e coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal.

Para acessar o terreno, a equipe acionou o apoio da GCM e da Polícia Civil. Depois da análise, a médica veterinária verificou ainda que o cachorro apresentava desidratação severa e não era castrado. Diante da gravidade do quadro clínico e da privação de cuidados básicos, a situação foi enquadrada como maus-tratos, conforme o Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998. O animal foi imediatamente recolhido e encaminhado para atendimento veterinário emergencial.

A cadela caramelo também foi resgatada e levada a um lar temporário. O tutor, que não estava presente no momento da ação, depois foi identificado pela Polícia Civil, que adotará as medidas legais cabíveis. A SMMAM dará andamento ao processo administrativo, lavrando o auto de infração.

O secretário de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Leonardo Botelho, reforçou o compromisso da Prefeitura com o bem-estar animal. “Recebemos as denúncias e verificamos as informações para então agirmos com a maior agilidade. Maus-tratos é crime e não serão tolerados em Alvorada”, destacou.

A Prefeitura reforça que denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pelo WhatsApp do Departamento de Bem-Estar Animal: (51) 99351-7789.

Texto: Nathália Ely/Prefeitura de Alvorada


Fonte Sites das Prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo