Prefeitura resgata dois cachorros vítimas de maus-tratos no bairro Aparecida

A Prefeitura de Alvorada segue firme no combate aos maus-tratos contra os animais. Nesta segunda-feira (13), dois cachorros foram resgatados no bairro Aparecida em uma ação conjunta do Departamento do Bem-Estar Animal (DBEA) – vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) –, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil (PC).
A fiscal e a veterinária da SMMAM foram até o endereço depois de receber uma denúncia pelo WhatsApp do DBEA. No local, encontraram um cachorro e uma cadela, ambos sem raça definida, abandonados e em condições de extrema negligência.
“De longe já era possível perceber os sinais de violência. O macho, de porte grande e pelo branco e preto, estava com os ossos visíveis, sem água nem alimento, preso por uma corrente e exposto diretamente ao sol”, descreveu Jéssica Menezes, fiscal e coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal.
Para acessar o terreno, a equipe acionou o apoio da GCM e da Polícia Civil. Depois da análise, a médica veterinária verificou ainda que o cachorro apresentava desidratação severa e não era castrado. Diante da gravidade do quadro clínico e da privação de cuidados básicos, a situação foi enquadrada como maus-tratos, conforme o Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998. O animal foi imediatamente recolhido e encaminhado para atendimento veterinário emergencial.
A cadela caramelo também foi resgatada e levada a um lar temporário. O tutor, que não estava presente no momento da ação, depois foi identificado pela Polícia Civil, que adotará as medidas legais cabíveis. A SMMAM dará andamento ao processo administrativo, lavrando o auto de infração.
O secretário de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Leonardo Botelho, reforçou o compromisso da Prefeitura com o bem-estar animal. “Recebemos as denúncias e verificamos as informações para então agirmos com a maior agilidade. Maus-tratos é crime e não serão tolerados em Alvorada”, destacou.
A Prefeitura reforça que denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pelo WhatsApp do Departamento de Bem-Estar Animal: (51) 99351-7789.
Texto: Nathália Ely/Prefeitura de Alvorada
Fonte Sites das Prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul