Central das Notícias das PrefeiturasCentralizador de Notícias das PrefeiturasInformativos das PrefeiturasMelhores Prefeituras do BrasilNotícias da SemanaNotícias das PrefeiturasNotícias das Prefeituras do BrasilNotícias em DestaquePrefeituras da Região Sudeste do BrasilPrefeituras do BrasilPrefeituras do Estado do Espírito SantoPrincipais NotíciasPrincipais Notícias das PrefeiturasPrincipais Prefeituras do Brasil

Projeto transforma contação de histórias em podcasts feitos por alunos da rede pública municipal – Prefeitura de Vitória

Projeto transforma contação de histórias em podcasts feitos por alunos da rede pública municipal


Foto Divulgação

Ao todo, serão produzidos quatro episódios de podcast, com cerca de 30 minutos cada.

Um projeto encantador tem transformado salas de aula em verdadeiros círculos de sabedoria e imaginação. “Coragem acima de tudo: contos de bichos sábios” é uma iniciativa de itinerância cultural que une tradição oral, brincadeiras e tecnologia, levando a magia da contação de histórias às escolas da rede pública de Vitória. Iniciado no último mês de agosto, o projeto segue até dezembro de 2025.

Na próxima segunda-feira (13), a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, envolvendo turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Cada encontro conta com tem três momentos: primeiro, a contadora de histórias Adélia de Oliveira encanta as crianças com narrativas de diferentes tradições (indígenas brasileiras, africanas e europeias). Depois, os pequenos se tornam criadores, inventando coletivamente suas próprias histórias. Por fim, as narrativas ganham voz e som: são gravadas, editadas com trilhas sonoras e transformadas em episódios de podcast.

Ao todo, serão produzidos quatro episódios, com aproximadamente 30 minutos cada, que ficarão disponíveis em plataformas como Spotify e também no YouTube, em versões acessíveis com legendas, transcrições e ilustrações fixas.

“Contar histórias é um convite para que a imaginação das crianças voe sem limites. É também um resgate de tradições que atravessaram séculos apenas pela força da oralidade, preservando culturas e valores”, afirma Adélia, que há 17 anos se dedica profissionalmente à arte da narração.

Foto Divulgação

Itinerância cultural une tradição oral, brincadeiras e tecnologia.

A ação, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), aprovada no Edital de Chamamento Público 004/2024 de Seleção de Propostas para apoio a Atividades e Apresentações Artístico-Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), já mobilizou dezenas de estudantes em edições anteriores.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus, por exemplo, aproximadamente 70 crianças participaram da contação de histórias, sendo que 30 delas mergulharam na criação coletiva de narrativas que agora ecoarão em podcasts.

A idealização e produção é de Adélia, por meio de seu projeto “Palavra Imagem” e da Invento Agência de Futuros,  organização que desenvolve projetos socioambientais pelo viés da cultura.

Metodologia

Com inspiração em contos africanos, indígenas e europeus, sempre com animais como protagonistas simbólicos, o projeto busca reforçar valores como amizade, solidariedade, empatia e coragem. Além disso, aproxima as crianças da riqueza da tradição oral, essencial para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.

Como metodologia são aplicadas técnicas ancestrais de contação de histórias, estimulando a participação das crianças no desenrolar das narrativas. Além de participarem como ouvintes, terão a oportunidade de elaborar suas próprias histórias, em colaboração com outros colegas de turma.


Fonte Sites das Prefeituras das Cidades do Estado do Espírito Santo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo