Central das Notícias das PrefeiturasCentralizador de Notícias das PrefeiturasInformativos das PrefeiturasMelhores Prefeituras do BrasilNotíciasNotícias da SemanaNotícias das PrefeiturasNotícias das Prefeituras do BrasilNotícias em DestaqueNotícias Importantes da SemanaPrefeituras da Região Sudeste do BrasilPrefeituras do BrasilPrefeituras do Estado de São PauloPrincipais NotíciasPrincipais Notícias das PrefeiturasPrincipais Prefeituras do BrasilÚltimas Notícias

Saúde intensifica busca ativa por casos de tuberculose – Portal do Município de Piracicaba

O Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, em parceria com o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, no período de 16 a 30/09/2025, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A medida atende orientação da Divisão de Tuberculose/Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A imagem mostra a fachada de uma Unidade de Saúde da Família (USF) com a identificação "USF UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ARTEMIS I E II". A parede principal é pintada em um tom vibrante de azul-petróleo, com uma faixa branca separando-a da parte inferior, que é pintada de azul royal. À esquerda, há uma área coberta com um telhado de metal aparente, sustentado por vigas azuis. Nessa área, vemos alguns elementos, como uma porta de vidro com grades, duas caixas pretas retangulares fixadas na parede, um refrigerador azul com detalhes amarelos e um carrinho de brinquedo colorido. Ao lado, há um banco com algumas pessoas sentadas, uma delas segurando um objeto branco. Na parede principal, um grande painel azul exibe o nome da unidade de saúde e os logotipos da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e da Prefeitura de Piracicaba. Mais à direita, vislumbramos parte de uma entrada com porta de vidro e grades, e alguns assentos cinza, um deles com uma mochila sobre ele. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia, com luz natural entrando pela área coberta.
As 75 USFs vão intensificar a busca de casos de tuberculose

A busca ativa é uma atividade primordial para o controle da doença e deve ocorrer durante todo o ano, porém se intensifica duas vezes ao ano, em março e em setembro.

As 75 Unidades Básicas de Saúde vão intensificar a busca de casos visando diagnóstico precoce e oferta de tratamento adequado, com interrupção da cadeia de transmissão.

O Cedic vai realizar atividade educativa na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) nos dias 16 e 17/09, com orientações aos alunos e funcionários além da coleta do exame de escarro nos sintomáticos respiratórios. Para o dia 23/09 está programada, às 14h45, uma palestra para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, com informações sobre tuberculose – o que é, como se transmite, como prevenir, sintomas e tratamento.

É considerado sintomático respiratório toda pessoa com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas. No parâmetro nacional, é esperado que cerca de 1% da população geral tenha esse problema, que precisa ser investigado para confirmar ou descartar a tuberculose. Os sintomáticos serão orientados a coleta do exame de escarro.

Em 2021 e em 2022, Piracicaba registrou 137 novos casos da doença em cada ano, em 2023 foram 129 casos, em 2024 foram 130 casos novos e 2025 até 09/09/25, são 94 casos novos notificados no município.

DEFINIÇÃO – A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, porém pode acometer outras partes do corpo, como gânglios, ossos, rins, intestinos e membranas que envolvem o cérebro.

A doença é transmitida quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra espalhando no ar gotículas e há inalação por outra pessoa. Em geral, 15 dias após o início do tratamento adequado, a transmissão já é muito reduzida.

Tosse persistente por 2 semanas ou mais, febre (mais comum ao entardecer), suores noturnos e emagrecimento são sintomas frequentes. O doente pode ter todos os sintomas, mas também pode ter somente a tosse, que às vezes passa despercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que a tosse é “comum”, porque são fumantes, ou uma gripe mal curada, e não dão a devida importância.

O tratamento para a tuberculose é feito com medicamentos fornecidos pelo SUS. O tempo de tratamento é, em geral, de seis meses, podendo estender por 12 meses dependendo da parte do corpo acometida.

A estratégia do tratamento é o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações dos profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento e que não interrompa o tratamento, mesmo com a melhora dos sintomas.

PREVENÇÃO – A vacina BCG previne as formas graves da doença, porém, segundo o Ministério da Saúde deve ser administrada somente até os 4 anos de idade. A melhor forma de prevenir é a detecção precoce de casos, interrompendo a cadeia de transmissão.

Em caso de sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.


Fonte Sites das Prefeituras das Cidades do Estado de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo