#japeri#mobilidadeurbanaCentral das Notícias das PrefeiturasCentralizador de Notícias das PrefeiturasGabineteGovernoInformativos das PrefeiturasMelhores Prefeituras do BrasilNotíciasNotícias da SemanaNotícias das PrefeiturasNotícias das Prefeituras do BrasilNotícias em DestaqueNotícias Importantes da SemanaPrefeituraPrefeituras da Região Sudeste do BrasilPrefeituras do BrasilPrefeituras do Estado do Rio de JaneiroPrincipais NotíciasPrincipais Notícias das PrefeiturasPrincipais Prefeituras do BrasilResumo Notícias SemanalÚltimas Notícias

Japeri participa do 1º Seminário sobre Tarifa Zero no Estado do Rio – Prefeitura Municipal de Japeri

Secretário Marcelo Damasceno representou o município em debate sobre mobilidade urbana na UERJ

A Prefeitura de Japeri marcou presença no 1º Seminário sobre Tarifa Zero do Estado do Rio de Janeiro, realizado na última quinta-feira, (18), no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com o tema “Tarifa Zero: Do impossível ao inevitável”, o evento reuniu gestores públicos, pesquisadores e movimentos sociais para discutir os avanços da gratuidade no transporte coletivo.

Representando o município, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Damasceno, participou de uma das mesas de debate e apresentou os avanços do programa Tarifa Zero de Japeri, implementado este ano. “Estamos trabalhando para ampliar o serviço. A meta é operar com dois ônibus por linha, totalizando 20 veículos em circulação. Já iniciamos tratativas com a empresa responsável para a chegada de mais 10 coletivos novos e com ar condicionado”, destacou o secretário.

Organizado pelo Movimento Tarifa Zero RJ, em parceria com o Laboratório de Pesquisa de Vida Ativa (LAVA/UERJ), o seminário abordou temas como o papel das prefeituras, mobilidade urbana, justiça social e direito à cidade. Um dos destaques da programação foi o lançamento de uma cartilha voltada para gestores públicos, com orientações sobre a implementação da política de gratuidade nos municípios.

O evento também contou com a exibição do documentário “Tarifa Zero: Cidade em Disputa”, produzido pela Fundação Rosa Luxemburgo e o Brasil de Fato, que provocou reflexões sobre os impactos sociais e ambientais do transporte público no Brasil.

Para a coordenadora do Movimento Tarifa Zero RJ, Mallu Côrtes, a política vai além da gratuidade: “Precisamos disputar o modelo de cidade que queremos: mais acessível, democrática, segura e atenta às demandas da população. Este é um momento histórico, com o Rio de Janeiro liderando em proporção de municípios com Tarifa Zero”, afirmou ao divulgar o evento.

Atualmente, mais de 140 cidades brasileiras já adotam experiências de transporte público gratuito, reforçando a viabilidade do modelo. O seminário teve apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, Casa Fluminense, Meu Rio e Pró-Reitorias da UERJ.

Fotos: Suzane Vasconcellos


Fonte Sites das Prefeituras das Cidades do Estado do Rio de Janeiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo